sexta-feira, 16 de abril de 2010

Mobilidade what?

Interessante o resultado desta pesquisa, que reproduzo na íntegra.
Posso complementar essa reportagem com minha experiência na vivo, o máximo que vi de interação com o consumidor de celular, foi um curso para alguns clientes de como explorar o seu smartphone.
Em uma outra ocasião, os organizadores de um congresso sobre o marketing móvel, nos procurou com um pedido de parceria, onde os participantes receberiam sms em tempo real, a vivo teve que declinar a oferta, pois não tinha uma política sobre como administrar o assunto. Sinal dos tempos.

Apenas 5% das maiores empresas em atuação no Brasil têm um pé na mobilidade. Esse é o número apontado por uma pesquisa realizada pela Mowa, especializada em soluções móveis.
Tomando como base o ranking das 500 maiores companhia do País - editado pela revista Exame -, o levantamento mostrou que os telefones celulares ainda passam longe das premissas da maioria quando o assunto é relacionamento com o consumidor.

Entre os setores que se mostram mais antenados e preocupados em acompanhar essa tendência de comunicação, o destaque fica com as empresas de telecomunicações (31,25%), seguidas pelas de eletrônicos (26,32%), farmacêuticas (10%) e automotivas (7,7%). Na pesquisa não foi avaliado o setor financeiro.


Essas foram as que melhor apresentaram presença móvel com site específico para ambiente mobile, desenvolvimento de aplicativos e envio de mensagens de texto para uso corporativo. "Já imaginávamos que os números seriam baixos, mas ainda assim ficamos impressionados com os resultados", diz Guilherme Santa Rosa, sócio-diretor da Mowa.

"Apenas 12% das maiores empresas brasileiras, por exemplo, possuem site móvel. Isso quer dizer que 88% das empresas estão recusando a visita de um público especialmente interessante, e que cresce a números impressionantes no Brasil e no mundo", diz o executivo.


O estudo foi realizado entre os meses de novembro de 2009 e fevereiro de 2010, quando o Brasil alcançou a marca de quase 178 milhões de telefones celulares habilitados, segundo a Anatel.

Fonte foi o Jornal Meio e Mensagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário