Segundo pesquisa, apesar de considerarem os produtos ecologicamente corretos muito caros, brasileiros se dispõem a pagar mais por eles.
As empresas que quiserem captar a atenção dos clientes e consumidores deverão, dentro dos próximos anos, adotar uma postura e uma filosofia de trabalho "verdes". Embora considerem que os produtos ecologicamente corretos são mais caros do que os comuns, 73% dos brasileiros afirmam que estariam dispostos a pagar mais para ficar com a consciência mais tranqüila. 
Esses são os resultados da pesquisa sobre responsabilidade ambiental e comportamento do consumidor realizada pela Penn, Schoen & Berland Associates (PSB), uma unidade de pesquisa do Grupo WPP, em sete países: Brasil, China, Índia, Estados Unidos, França, Alemanha e Reino Unido. O objetivo era traçar um panorama das opiniões e disposições dos consumidores diante das estratégias ambientais adotadas pelas empresas. 
A preocupação com o meio ambiente e com a qualidade de vida já algo presente na mente dos consumidores dos países emergentes. Para os brasileiros e indianos, o meio ambiente é a questão mais importante da atualidade, enquanto para os outros países da pesquisa, a economia ocupa o topo das prioridades. 
Aproximadamente 78% dos indianos entrevistados e 73% dos chineses afirmaram que também estariam dispostos a pagar mais por produtos que oferecessem um menor impacto ao meio ambiente. Adotar uma imagem de empresa "verde" também é algo muito valorizado pelos consumidores. Considerando os sete países pesquisados, 77% dos entrevistados afirmam que ter uma classificação "verde" é um fator muito importante para uma empresa. No Brasil, esse índice ficou em 50%. 
A pesquisa também procurou mapear os meios mais utilizados pelos consumidores para obter informações sobre as questões ambientais e as práticas das empresas. Entre os brasileiros, a internet foi o canal mais votado. 
Os consumidores também destacaram que, para informar a respeito das práticas "verdes" de uma empresa, é mais confiável uma reportagem do que uma propaganda.A instituição também pesquisou, em cada nação, as empresas que mais transmitem a imagem de possuir uma filosofia "verde", em dez diferentes categorias. 
Confira, abaixo, o ranking dessas empresas de acordo com os entrevistados brasileiros: Cuidados Pessoais: Natura Varejo
Vestuário: Azaleia 
Produtos para casa: Unilever
Tecnologia: Microsoft Varejo 
Supermercados: Pão de Açúcar 
Hospitalidade, Lazer e Entretenimento: Blue Tree 
Carros: Fiat/ Toyota 
Varejo - Lojas de Departamento: Lojas Americanas Fast Food 
Alimentos e Bebidas: Casa do Pão de Queijo 
Tecnologia Móvel: TIM 
Fonte: Jornal on line Meio e Mensagem.
segunda-feira, 27 de julho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário