quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Exemplos fantásticos de marketing viral.

Por mais de cinco meses, um clipe de um minuto no qual duas crianças moviam seus olhos sob o som de Don´t Stop The Rock, um hip hop, foi um dos vídeos mais vistos da internet. Criado pela Fallon para a Cadbury, Eyebrow Dance foi apenas uma das diversas peças criadas no Reino Unido, junto com a Dança de T-Mobile, Rollerbabies da Evian e a Sheep Led da Samsung, que dominaram o ranking de vídeos virais.

Os britânicos têm se especializado em criar publicidade que engaja o público em outros meios. Nesse aspecto, aparecem crianças e animais, bem como ações coletivas aparentemente impossíveis de se orquestrar, como Dance, de T-Mobile, no qual dezenas de pessoas dançaram em uma estação de trem de Liverpool. Uma reação comum a esses anúncios é questionar se isso é real. Como eles fizeram isso?

Nota do blog: É interessante quando a propaganda quer comover, a grande utilização de crianças e animais, parece uma fórmula certa para derreter e entrar profundamente no coração dos mais duros. E apesar da pouca aparição das marcas nesses virais, eles podem ter grandes efeitos sobre as vendas.

A T-Mobile as ampliou em 25% no Reino Unido, mesmo diante da recessão e segundo o sócio da Saatchi&Saatchi Paul Silburn a campanha melhorou a percepção da marca. As vendas de Cadbury aumentaram 9,7% graças ao sucesso de Gorilla, e cresceram ainda mais, 11,4%, depois de Eyebrows.

Nota do blog: Gostaria que as pessoas que decidem e aprovam as propagandas de suas empresas, lessem o parágrafo acima, "apesar da pouca aparição das marcas nesses virais, eles podem ter grandes efeitos sobre as vendas" prestaram atenção??? Sempre que me sento com um cliente, ele quer explorar ao máximo sua logomarca, ressaltar a logo em todo o momento, ninguém entende o conceito de menos é mais.
Em marketing viral podemos ver que a criatividade é o mais e a logo é o menos, mas no final das contas acaba invertendo a equação e favorecendo a empresa. E dai aprovador, deu para entender???

Remi Babinet, fundador da BETC Euro RSCG de Paris, agência de Evian, afirmou que o espetáculo de Rollerbabies era completamente novo, e que a música é um componente vital. "E também é um período global de renascimento e novos começos. É otimista e alegre", afirma. Silburn acredita que a popularidade de um vídeo vai de ele criar um apelo universal. "Antes os virais tendiam a ser ultrajantes e baseados em violência ou sexo para atrair as pessoas.

Agora é diferente: as pessoas apreciam um filme que as faça sentir-se bem. É tudo o que precisamos em meio a uma recessão", conclui.

Nota do blog: Eu acredito que a receita de sucesso para uma propaganda viral é uma situação inusitada, com uma combinação perfeita de técnica, música, efeitos visuais, porque se a música for ruim, por exemplo, o espectador tende a largar mão e partir para algo mais agradável, e com certeza não irá indicar aos amigos, que é o princípio do marketing viral. Falei o óbvio?

Fonte
Confira os vídeos, boa diversão e aprendizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário